''Tijolo por Tijolo'' - uma manifestação sobre dignidade, maternidade e o direto à moradia
12/08/2025

Cred Olhar Filmes
Nesta quinta-feira (14), o longa-metragem “Tijolo por Tijolo” chega aos cinemas de todo o Brasil.
Depois de percorrer vários festivais nacionais e internacionais, recebendo cerca de 20 prêmios, o longa-metragem de Victória Álvares e Quentin Delaroche traz uma história real, em que a luta diária de uma família é eternizada em tela, por meio de um olhar cuidadoso e humanizado da dupla de cineastas.
O documentário apresenta Cris Martins, uma moradora do Ibura, região periférica do Recife. No início da pandemia, ela e o marido perdem seus empregos formais e ela descobre sua quarta gravidez. Além disso, sua casa sofre o sério risco de desabamento.
"Tijolo por Tijolo" chega aos cinemas no dia 14 de agosto - Cred Olhar Filmes
Preocupada com o futuro de sua família, Cris passa a atuar como micro-influenciadora digital, mostrando o seu cotidiano e dando dicas sobre maternidade e outros assuntos, aparecendo em diversas frentes dentro da periferia, promovendo ações voltadas ao empoderamento feminino e ensaios fotográficos para seu perfil oficial no Instagram (@crismartinsventura). Enquanto isso, seu marido trabalha por conta própria na ampliação de sua casa, aprendendo os processos de construção por meio de vídeos tutoriais no Youtube.
Além das preocupações básicas, como moradia e sustento, Cris ainda luta pelo seu direito à laqueadura, um procedimento voluntário de esterilização definitiva da mulher.
“‘Tijolo por Tijolo’ vai além de um registro documental. O longa é uma manifestação sobre dignidade, maternidade e o direto à moradia, uma história que ecoa as vozes de tantas outras ‘Cris’ espalhadas pelo Brasil, apostando no cinema como uma ferramenta de autoconhecimento, reflexão e transformação da sociedade”, comentam os diretores Victória Álvares e Quentin Delaroche, que também assinam o roteiro e a produção do longa-metragem.
Assista ao trailer:
O processo de gravação foi iniciado após a disponibilização da vacina contra a COVID-19, tornando possível o acompanhamento do dia-a-dia da família, mostrando suas intimidades, cumplicidades e promovendo um diálogo íntimo de troca, por meio de um olhar sensível da luta pela sobrevivência de Cris e seus entes queridos.
“O processo de filmagem resultou em uma troca de relações humanas com o objetivo de apresentar o debate sobre desigualdades em retrato íntimo de luta da mulher periférica do Brasil”, completam os cineastas, que levam ao público questionamentos políticos sobre o racismo ambiental e desigualdades sistêmicas.
“Tijolo por Tijolo” é um longa-metragem documentário de luta, resistência e sonho, em que os espectadores acompanham e se apaixonam pelo retrato íntimo de Cris, que representa a mulher periférica, sua força e suas batalhas em meio às desigualdades sociais enfrentadas e seu processo de reconstrução ‘tijolo por tijolo’, equilibrando sua função de mãe e influenciadora digital.
Prêmios de “Tijolo por Tijolo”
“Tijolo por Tijolo” levou cerca de 20 prêmios desde a sua estreia nos circuitos de festivais. Entre eles, estão os prêmios de Melhor Direção, melhor Montagem e Prêmio da Crítica Abraccine no Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba em 2024; o Prêmio de Melhor Longa-Metragem, no Festival Visões Periféricas; os prêmios de Melhor Filme, Melhor DIreção, Prêmio do Júri Jovem e o Prêmio da Imprensa, no FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental; os prêmios de Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Personagem, no Festival de Triunfo; o Prêmio de Melhor Atuação, o Prêmio da Crítica e o Prêmio FICCI no Festival da Fronteira; a Menção Honrosa no Festival Internacional de Goiânia; e os prêmios Melhor Direção e Melhor Montagem no 11º Festival Goiamum Audiovisual.
“Tijolo por Tijolo” tem produção da Revoada Filmes e distribuição da Olhar Filmes.
Ficha técnica:
“Tijolo por Tijolo” (Dir. Victória Álvares, Quentin Delaroche | Brasil | 2024 | 103’)
Duração: 103 minutos
Classificação: Livre
Data de lançamento: 14 de agosto
Direção: Victoria Álvares, Quentin Delaroche
Roteiro: Victoria Álvares, Quentin Delaroche
Produção: Victoria Álvares, Quentin Delaroche
Elenco: Cris Martins, Albert Ventura, Caique de Souza Ventura, Isaque de Souza Ventura, Helena Vitoria de Souza Ventura, Yasmin de Souza Ventura e Cecília Martins de Souza,
Produção executiva: Danielle Valentim, Dora Amorim, Julia Machado, Adonis Liranza
Edição de som/mixagem : Nicolau Domingues
Trilha : Jarbas Bittencourt
Cor : Germana Glasner
Design gráfico: Diana Barros
Pintura cartaz: Magdala Gomes
Imagem: Victoria Álvares, Quentin Delaroche
Som: Victoria Álvares, Quentin Delaroche
Montagem : Quentin Delaroche
Fotografia : Victoria Álvares, Quentin Delaroche
Som: Victoria Álvares, Quentin Delaroche
Produção : Revoada Filmes
Distribuidora : Olhar Filmes
Redes sociais oficiais: Instagram (@tijoloportijolo.filme)
Sobre a Olhar Filmes - Nascida do desejo de buscar a pluralidade de experiências, visões de mundo e diversidade, a Olhar Filmes busca transpor fronteiras que limitam a ficcionalidade e a realidade, levando as produções a outros olhares, com o objetivo de sensibilizar e provocar reflexão, promovendo filmes que dialogam com a contemporaneidade, a multiplicidade de realidades e narrativas. Os filmes distribuídos pela Olhar já marcaram presença em vários festivais nacionais e internacionais, ganhando prêmios em muitos deles, como Festival de Cannes, Sundance Film Festival, San Sebastian, Festival de Berlim, Festival de Rotterdam, BFI London, Dok Leipzig, Frameline, Indie Lisboa, Festival de Gramado, Mostra São Paulo, Festival do Rio, dentre outros, somando mais de 700 participações e 150 prêmios. Contribuindo para o crescimento do cinema brasileiro, a Olhar Filmes já distribuiu filmes no BRasil e outras partes do mundo, e, recentemente, lançou sua própria plataforma de exibição, a OlharPlay, com catálogo vasto com muitos dos seus pais, além da disponibilidade nas plataformas populares de streaming, Globoplay, Telecine, Netflix, Mubi, Prime Video e Apple TV. Entre os títulos lançados pela Olhar, destacam-se os filmes “Meu Corpo é Político” de Alice Riff; “Nóis por Nóis”, de Aly Muritiba e Jandir Santin; “Os Primeiros Soldados” de Rodrigo de Oliveira; “Alice Júnior” de Gil Baroni;“Meu Nome é Daniel” e “Assexybilidade” de Daniel Gonçalves; “Vento Seco” de Daniel Nolasco; "A Mesma Parte de Um Homem" de Ana Johann; "UÝRA, A Retomada da Floresta" de Juliana Curi; “Rafiki” da diretora queniana Wanuri Kahiu; e “Praia Formosa” de Julia De Simone. Mais informações no site oficial: www.olharfilmes.com.br .
Sobre a Revoada Filmes: Criada por Victória Álvares e Quentil Delaroche, a Revoada Filmes é uma produtora independente baseada no Recife. Com foco em uma leitura política da sociedade brasileira, o principal objetivo da Revoada é criar e produzir obras que retratem o país a partir de um olhar sensível, apostando no cinema como ferramenta de autoconhecimento, reflexão e transformação da sociedade. Já produziu os longas “Camocim” (2017, Festival de Málaga), “Bloqueio” (2018, Sheffield Doc/Fest), ambos distribuídos comercialmente em salas após rodar dezenas de festivais nacionais e internacionais, e a série “Fronteiras” (2024, EBC). Atualmente, a produtora está lançando “Tijolo por Tijolo” e desenvolvendo o longa “Pulso”. Site da produtora: www.revoadafilmes.com
Sugestões de palavras-chave: Tijolo por Tijolo, Cinema nacional, Olhar Filmes, influenciadora, Revoada Filmes, Cris Martins,