Conservatório de MPB de Curitiba recebe o evento gratuito voltado ao fortalecimento de carreiras na música autoral

05/08/2025

Nos dias 8 e 9 de agosto (sexta-feira e sábado), o Conservatório de MPB de Curitiba recebe um evento gratuito de encerramento do projeto "Dá pra viver de arte?", uma iniciativa voltada ao fortalecimento de carreiras na música autoral. 

Após três meses de mentoria coletiva com a participação de 11 artistas LGBTQIAPN+, o próximo passo é expandir o diálogo com o público, promovendo conexões e debates fundamentais sobre acessibilidade, engajamento de audiência e circulação de shows no cenário independente.

A programação, aberta ao público em geral, conta com palestras, workshop e apresentação de pitches, reunindo nomes que se destacam na área musical brasileira, como Lio Soares, da banda Tuyo; e Lívia Milhomem Sá, coordenadora de produção na agência Let’s GIG e produtora executiva da Tuyo. O evento também terá a presença do coletivo Fluindo Libras, equipe de tradutores ouvintes e surdos que será representada por Gabriela Grigolom Silva, Rafaela Hoebel e Gustavo Moura.

“A intenção é amplificar o ecossistema da música independente curitibana através do fortalecimento de artistas emergentes. Contemplamos os eixos de produção, criação e difusão, para impulsionar a profissionalização e o acesso a conhecimentos práticos”, afirma a produtora cultura Priscila de Morais, à frente da Diversa Produções

O evento é destinado a artistas, estudantes, produtores e demais profissionais que atuam no mercado musical. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente em cada atividade, por meio da plataforma Sympla. O projeto “Dá pra viver de arte?” é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc - Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Confira a programação: 

8/8, sexta-feira - 18h às 19h30
Workshop: Produção musical para surdos – modos de acessar
Três artistas surdos do coletivo Fluindo Libras (Gabriela Grigolom Silva, Rafaela Hoebel e Gustavo Moura) apresentam práticas, tecnologias e sensibilidades que podem transformar experiências musicais acessíveis. Serão abordados aspectos da experiência surda com a música, produção musical para surdos, traduções artísticas em clipes e shows, formação de público surdo em shows e festivais, além de estratégias para planejamento, produção e mediação para projetos equitativos.


8/8, sexta-feira - 19h30 às 21h
Rodada de Pitches: Laboratório de Carreiras Musicais
Artistas participantes do Laboratório de Acompanhamento de Carreiras Musicais apresentam seus projetos desenvolvidos durante a mentoria coletiva e recebem feedbacks das convidadas nacionais: Lio Soares e Lívia Milhomem Sá. Para o público geral, é uma oportunidade para conhecer a nova cena curitibana e ouvir dicas sobre o mercado da música. Artistas participantes: Andréia Zanella, Ardlez, BEA, Bruna Thimoteo, Jaiussa, Juliana Gatto, KAMIK4ZE, Maíra Carvalho, Vic Wendler, VIKTOR e Vini Sant.

 

9/8, sábado - 9h30 às 11h
Painel: Venda e circulação de shows independentes
Como viabilizar uma carreira musical fora dos grandes circuitos? Este painel, conduzido pela produtora Lívia Milhomem Sá (Agência Let’s GIG e Banda Tuyo), discute caminhos possíveis para artistas independentes venderem seus shows e ampliarem sua presença em festivais e turnês através de estratégias de booking, tour management, mapeamento de oportunidades e construção de redes. 

 

9/8, sábado - 11h15 às 12h45
Painel: Engajamento e relacionamento com o público
Como construir uma relação autêntica e duradoura com quem te escuta? Neste painel, Lio Soares, da banda Tuyo, compartilha as estratégias que tornam o público parte ativa de um projeto artístico. A partir da própria experiência com a Tuyo, referência em conexão com a audiência, a artista reflete sobre práticas de fidelização e comunidade. 

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM