O Mercador de Veneza, protagonizado por Dan Stulbach, ganha temporada na CAIXA Cultural Curitiba

31/07/2025

Crédito: Ronaldo Gutierrez

Um dos textos mais emblemáticos do dramaturgo William Shakespeare, O Mercador de Veneza, ganha uma nova montagem nos dias 6 a 17 de agosto na CAIXA Cultural Curitiba. Protagonizada por Dan Stulbach, a peça tem direção de Daniela Stirbulov e será apresentada em oito sessões ao longo de duas semanas. O projeto conta com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

 

Após temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e em Recife, o espetáculo estreia na capital paranaense com uma abordagem contemporânea da obra escrita no século XVI. A adaptação transporta a história original para os anos 1990, ressaltando temas como intolerância, racismo, antissemitismo e as contradições do capitalismo emergente, todos ainda muito atuais.
 

Na trama, o personagem Shylock, interpretado por Stulbach, assume o protagonismo. Ele é um agiota judeu que empresta dinheiro ao mercador Antônio, com a garantia de uma libra de carne como pagamento em caso de inadimplência. O desenrolar da dívida culmina em um julgamento dramático, que expõe os limites entre justiça e preconceito.
 

“O texto nos confronta com os dilemas da convivência social, da intolerância religiosa e da desigualdade. Shakespeare não entrega heróis ou vilões definidos, todos os personagens têm contradições”, afirma a diretora Daniela Stirbulov.
 

Além das apresentações teatrais, o público poderá participar da oficina gratuita “O Mundo é um Palco”, no sábado, 16 de agosto, das 14h às 18h. Voltada a estudantes de artes cênicas a partir de 14 anos, a atividade será conduzida por dois atores do elenco e oferecerá exercícios práticos e leitura de cenas da peça. As inscrições devem ser feitas pelo link.

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM